O QUE LEVAR EM UMA CAMINHADA

 
É comum os novos praticantes de trekking exagerarem na quantidade de equipamentos, e também no vestuário.
 
Muitos se empolgam com a nova atividade e vão comprando tudo o que veem pela frente relacionado ao esporte. Existem dois pontos que auxiliam os novatos, como eu, a não se empolgar tanto: O custo dos equipamentos e o peso. O peso é o fator de maior relevância para o sucesso em uma caminhada. Você terá que carregá-lo por vários quilômetros durante a travessia. Pense sempre que “mais é menos”.
 
Selecione os equipamentos úteis e leves. Na minha primeira travessia levei muitos itens desnecessários, o que me fez passar o maior sufoco. Um novo amigo, que eu conheci nesta caminhada, me ajudou carregando minha mochila pesada por alguns quilômetros, enquanto eu descansava carregando a mochila dele, bem mais leve que a minha.
 
Após minha primeira aventura comecei a planejar e pensar nas adversidades possíveis durante a travessia. Como auxílio na definição do que levar preparei uma planilha onde coloco os itens que devo levar, um checklist. Desta forma diminuo o risco de levar coisas demais ou de menos.
 
O que levar em uma travessia com pernoite?
 
- Roupas leves, a do corpo, e no máximo um conjunto adicional (calça de tactel, camisa de manga comprida, meia grossa, roupa íntima adicional);
- Agasalho de material sintético, pois é leve e aquece;
- Luvas e gorro (opcional);
- Bota de cano longo, preferencialmente impermeável e respirável;
- Chapéu com protetor para o pescoço;
- Óculos escuros (opcional);
- Protetor solar e repelente;
- Um par de chinelos para usar no acampamento (opcional);
- Cantil;
- Uma mochila cargueira (de 50 até 90 litros);
- Kit de primeiros socorros (só o básico);
- Remédios de uso pessoal (se necessário);
- Lanterna e pilhas extras;
- Bastão de caminhada (opcional);
- Comida suficiente para a viagem. Comida instantânea, Barrinhas de cereal, saquinho de mel, etc;
- Faca ou canivete;
- Uma panela pequena para camping;
- Fósforos ou isqueiro;
- Barraca para 2 pessoas com cobertura;
- Fita autocolante (silver tape) para remendo de emergência;
- Saco de dormir para baixas temperaturas;
- Isolante térmico;
- Travesseiro Inflável (opcional);
- Material de higiene pessoal (escova, pasta de dente e papel higiênico);
- Máquina fotográfica com pilhas extras.
 
Esta é a lista de itens que acredito serem necessários para uma travessia tranquila e prazerosa. Mas lembrem-se, quanto mais leve melhor será a diversão.
 
Façam seus comentários sobre esta dica para torná-la ainda mais útil.
 
Um forte abraço!